sábado, 19 de maio de 2018

População de Macarani conta com saúde de excelência

O prefeito de Macarani, dr Miller Ferraz, embora venha desenvolvendo ações em todos os setores da administração municipal, parece ter firmado a saúde como o principal pilar do seu governo, o que se justifica, uma vez que, embora esteja prefeito, Miller Ferraz é médico e há quase 20 anos presta serviço à comunidade local.
O município não dispunha nem mesmo de ambulância quando o o prefeito Miller assumiu a prefeitura. A área da saúde se encontrava completamente um caos, sem medicamentos básicos, os médicos especialistas haviam sido demitidos em quase toda a sua totalidade pela administração anterior; funcionamento precário nos PSF's e desassistência completa aos moradores dos distritos e zona rural.
Prefeito Miller Ferraz em Brasilia com o dep federal, Zé Rocha
Para mudar a situação, a busca por parcerias se fez necessária, e foi com os deputados Fabrício Falcão, estadual e José Rocha e Lúcio Viera Lima, federais, que o dr Miller Ferraz encontrou a válvula de escape que precisava para iniciar a administração de forma exitosa. De imediato, Fabrício Falcão intermediou a aquisição de uma ambulância zero quilometro junto ao governo do estado, e José Rocha se encarregou em viabilizar um trator e destravar projetos na esfera federal, além de incluir no orçamento da união emendas parlamentares para compra de equipamentos para o Hospital Municipal São Pedro.  Mesmo procedimento adotado pelo deputado federal Lúcio Vieira Lima.
Prefeito Miller Ferraz em Salvador com o dep estadual, Fabrício Falcão

Com a chegada do secretário Gerson Ferraz, o que já estava bom, melhorou. Recentemente, por solicitação do alcaide, Gerson conseguiu uma nova ambulância para o SAMU 192 e a desprecarização da existente, municipalizando-a para uso do HSP.
Toda a rede municipal de saúde  encontra-se em funcionamento adequado às necessidades da população, com projeção de avanço, como anunciou o próprio secretário, ao afirmar à imprensa a criação do projeto "saúde mais perto de você", cujo objetivo é atender moradores da zona rural em sua residência, além de feiras de saúde nos distritos e implantação de aparelhos de raio-x odontológicos em alguns PSF's.
Secretário de saúde, Gerson Ferraz
Na questão especialidade médica, o município está bem servido. A população conta com atendimento ortopédico, ginecológico, endocrinológico, cardiologia, pediatria, psicologia, psiquiatria, odontologia, médicos em todos os PSF's e médicos plantonistas diariamente no Hospital São Pedro.
Os novos equipamentos para o Hospital Sâo Pedro já estão sendo licitados e em breve, a população terá à disposição  modernos aparelhos de raio-x, e ultrassonografia e respirador artificial, monitor cardíaco, gerador de alta potência, além de reforma geral do centro cirúrgico, leitos de internação modernos com cadeira estofada para o acompanhante.
A Secretária Municipal de Saúde mantém um extenso cronograma de exames de laboratório e imagens. Mantém pactuação com outros municípios que disponibilizam dialise, exames e cirurgias oftalmológicos, mamografia, tomografia, ressonância magnética, endoscopia e outras especialidades.
A população local aguarda com alegria pelo momento em que, quando necessitar, poder contar com a modernidade desta unidade municipal de saúde, completamente reestruturada e referendada como o hospital público  mais bem equipado do interior da Bahia.



Nova e moderna ambulância do SAMU 192

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa


Ambulância zero quilômetro no distrito de Vila das Graças


Atendimento odontológico no distrito de Itabai



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. A administração do blog não publicará comentários ofensivos, depreciativos, apológicos e nem conteúdo racista.