quinta-feira, 24 de maio de 2018

Prefeitura de Macarani contrata técnico de enfermagem exclusivo para acompanhar pacientes de dialise




O prefeito de Macarani, Miller Ferraz, focado nas necessidades da população na área da saúde, contratou um técnico de enfermagem exclusivo, para acompanhar os pacientes de dialise nas 3 viagens semanais que fazem para Itapetinga onde são tratados na clínica SARE.
É permitido o acompanhamento de um integrante da família junto ao paciente detentor de doença renal grave, que afeta profundamente a imunidade podendo ocasionar desconforto ou agravamento do quadro clínico durante a viagem, foi autorizado a contratação do técnico de enfermagem, Diego Pereira Santos, treinado por especialistas da própria clínica, para dar suporte profissional aos pacientes que necessitam passar pelo doloroso processo de hemodiálise, necessário para vítimas de insuficiência renal, ou seja, quando o rim está doente e não é capaz de fazer o processo de limpeza do sangue naturalmente.
A iniciativa é exclusiva da prefeitura de Macarani. Em nenhuma outra cidade da Bahia se tem notícia dessa disponibilidade. O contratado recebeu do prefeito todos os aparelhos adequados para a situação e só serão utilizados nessa situação. Além de kit completo de primeiros socorros, aparelho de pressão, glicosímetro para monitoramento da glicemia, e também um oximetro, equipamento que ajuda a monitorar a saturação, que é a oxigenação cerebral, e a frequência cardíaca do paciente.
Trata-se de mais uma proposta inovadora do prefeito Miller Ferraz, por entender a complexidade desse tipo de tratamento, podendo o paciente passar mal durante o trajeto da viagem. Desta forma, justifica-se a presença a bordo de um profissional qualificado caso, eventualmente, haja a necessidade de uma intervenção imediata e precisa.

O secretário municipal de saúde, Gerson Ferraz, destacou prazer essa nova investida do prefeito Miller Ferraz, enfatizando a importância de esses pacientes terem o acompanhamento de um profissional da área, pois terão mais tranquilidade e segurança em suas necessidades. Segundo o secretário, o atual prefeito está construindo um legado na área da saúde jamais visto em Macarani e que a população não aceitará retrocesso no futuro. No bojo dessas ações, são destaques as feiras de saúde nos distritos, a recente presença da equipe da Fundação José Silveira na cidade, oportunidade em que foram ofertados vários tipos de exames e procedimentos médicosm além de exames de imagens, e o audacioso projeto “Saúde Mais Perto de Você”, também idealizado pelo médico prefeito, Miller Ferraz, quem vem facilitando a vida de moradores das vilas e povoados que compõem o município com a presença de médicos, enfermeiros, técnicos, exames especializados e acompanhamento clínico de pacientes, não importando a carência. Foi assim no Rio Bonito e na região do Jacaré, primeiras localidades atendidas pelo projeto.
Drª Jane Lamar atendendo na região rural do Jacaré
“Só um prefeito com a visão do Dr. Miller Ferraz, conhecedor intrínseco da necessidade da população de Macarani, principalmente em se tratando de saúde, para planejar todos esses projetos executados pela secretária municipal de saúde cujo objetivo é melhorar cada vez mais a condição de vida da comunidade.” Salientou Gerson Ferraz.
O prefeito, por sua vez, disse que está cumprindo com a sua obrigação de gestor, buscando dignificar e tornar cada vez mais humana a saúde pública municipal. “Não podemos sentar em cima da crise e cruzar os braços para a população. O momento é crítico financeiramente, mas, com seriedade e altivez sempre se pode fazer um pouco mais e venho trabalho com esse comprometimento e idealismo.”


Equipe da saúde em atendimento na zona rural



População atendida pela Fundação José Silveira
População atendida pela Fundação José Silveira- 2



Share:

0 Comments:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. A administração do blog não publicará comentários ofensivos, depreciativos, apológicos e nem conteúdo racista.

Tecnologia do Blogger.

Dengue mata

Dengue mata

Notícias em destaque

População de Macarani conta com saúde de excelência