sexta-feira, 18 de maio de 2018

Secretária de Desenvolvimento Social e CRAS de Macarani encerram projeto Faça Bonito contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes


Fazendo jus ao nome do projeto, o Centro de Referência e Assistência Social – CRAS de Macarani fez bonito no encerramento das atividades de conscientização contra o combate da exploração sexual à criança e ao adolescente, num grande evento, na manhã desta sexta-feira, no auditório lotado do Colégio Normal São Pedro, com a participação de mais de 150 pessoas  participantes de programas sociais do Governo Federal e gerenciados pelo município.
Respaldados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, na pessoa da titular da pasta, Emanuelle Sodré, a equipe do CRAS realizou durante a semana, diversas atividades alusivas ao tema, como palestras em escolas públicas, passeatas, encenação teatral e visitas em estabelecimentos industriais, enfatizando a necessidade de uma atenção vigilante a eventuais casos de abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes, situações mais frequentes do que se imagina e  que, na maioria das vezes, acontece no próprio ambiente familiar ou na vizinhança, por isso é importante observar sinais comportamentais que podem determinar se a criança está sofrendo algum tipo de abuso sexual. Omitir-se é aceitar a situação em detrimento do sofrimento que o ser traumatizado irá carregar por toda a vida.
Participaram da cerimônia de encerramento dos trabalhos, a secretária municipal de desenvolvimento social, Emanuelle Sodré, a gestora municipal do Bolsa Família, Sara Lacerda, o vice-prefeito, Niltinho Meira, o vereador, Robério Roldão, a secretária municipal de educação Fabiane Souza, o presidente do Conselho Tutelar, Adceu Cordeiro, Kátia Cristina, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Cleides Lisboa, Conselheiro de desenvolvimento Social e toda a equipe do CRAS, representada pela coordenadora, Maiene Santos.
Emanuelle Sodré, saudou a multidão presente e destacou a importância da comunidade assistida em eventos da secretária. Revelou o empenho da administração municipal para viabilizar projetos da magnitude do hoje se encerrou e exortou a todos para se inscreverem nos diversos programas que são oferecidos pela Secretária de Desenvolvimento Social e o CRAS. A secretária justificou a ausência do prefeito, dr Miller Ferraz que se encontra adoentado, se recuperando de uma forte gripe a que foi acometido.
Emanuelle Sodré, sec. de desenvolvimento social


Sara Lacerda reforçou o apelo aos pais sobre a necessidade de eles estarem alertas as convivências de amizade de seus filhos para evitar que estes sejam seduzidos por pedófilos e exploradores sexuais. Aproveitou para informar aos beneficiários do Bolsa Família sobre o reajuste do benefício, em torno de 5,67% e que será incorporado aos vencimentos a partir do mês de julho.
Sara Lacerda, gestora municipal do Bolsa Família
Cleides Lisboa enfatizou que a violência sexual contra crianças e adolescentes é um fenômeno antigo na história da humanidade, mas que assume na contemporaneidade, dimensões maiores ou mais reveladas e que sobre ela, constrói-se um discurso de naturalização, sendo necessário uma mudança de atitude dos pais para isso não aconteça. Não é natural que crianças e adolescentes sejam abusados ou explorados sexualmente. Caso aconteça e, não apenas pais, mas qualquer cidadão que tome conhecimento deve denunciar, sendo o dique 100 o canal mais acessível.
Cleides Lisboa, palestrante
Por fim, a coordenadora do CRAS, Maiene Santos, agradeceu a presença da população e se disse satisfeita com a culminação do projeto Faça Bonito e enfatizou o empenho de toda a equipe pela  dedicação na elaboração e execução do conteúdo programático, tendo ela a certeza de que a mensagem foi passada à população com a perfeição e clareza que todos esperavam.
Maiene Santos, coordenadora do CRAS






Demais fotos:





 


Share:

0 Comments:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. A administração do blog não publicará comentários ofensivos, depreciativos, apológicos e nem conteúdo racista.

Tecnologia do Blogger.

Dengue mata

Dengue mata

Notícias em destaque

População de Macarani conta com saúde de excelência