sábado, 23 de junho de 2018

Avanço: Prefeitura de Macarani implanta novo procedimento cirúrgico no município. Objetivo é zerar a demanda.



Considerando a necessidade de suprir a demanda reprimida, a prefeitura de Macarani, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última quinta-feira, 21, a mais uma etapa do programa de cirurgias eletivas, no Hospital São Pedro. O programa que fora excluído na administração passada, inclusive com a demissão dos profissionais, foi retomado pelo atual prefeito, dr. Miller Ferraz, haja vista a necessidade de reduzir a fila de espera dos pacientes que aguardam por alguma cirurgia há muito tempo. A equipe foi reforçada com a contratação do médico cirurgião e professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Dr. Braulito Perazzo, Dr. Luiz Aleixo, médico anestesista, Drª Jane Lamar, ginecologista e cirurgiã plástica, os enfermeiros André Ferraz, instrumentista, Elson Júnior, responsável pela administração das medicações do pós-cirúrgico, além dos técnicos, Diego Gonçalves e Valdirene Melo.
As cirurgias ofertadas foram hérnia umbilical, que é caracterizada por um estufamento no umbigo, histerectomia (retirada do colo do útero), pedra na vesícula, Laqueadura (procedimento de esterilização feminina) e plástica vaginal. Os procedimentos são realizados mensalmente e são marcadas nas Unidades de Saúdes onde são feitos os primeiros exames pelo médico residente. Havendo a necessidade de cirurgia, o paciente é encaminhado para avaliação do cirurgião, que decidirá ou não pela intervenção.        

Antes de ser operado, é necessário que os pacientes realizem exames preliminares que são agendados gratuitamente na Secretaria de Saúde, para identificar a possibilidade de serem ou não portadores de doenças crônicas, tipo diabetes ou hipertensão arterial, já que, embora o Centro Cirúrgico do Hospital São Pedro reunir total estrutura e bons equipamentos para pequenas e médias cirurgias, tendo, inclusive, sido recentemente avaliado pela coordenadoria regional do Conselho Regional de Medicina – CRM,  como qualificado a efetuar esse tipo de procedimento, ainda necessita de alguns outros equipamentos especializados que atendam pessoas com patologias que possam provocar complicações. Pessoas que tenham essas patologias são encaminhadas pela secretaria para a Clínica Santa Clara, em Vitória da Conquista, parceira da prefeitura. Lá, eles são avaliados e operados pelo cirurgião da Unidade com supervisionamento da equipe do HSP.
Vale ressaltar que todo o investimento do programa é exclusivamente do município, sendo Macarani uma das poucas cidades do País a oferecer aos seus moradores um procedimento de tamanha magnitude. Só grandes hospitais, clínicas particulares ou Fundações de Saúde proporcionam procedimentos dessa natureza, por serem conveniados ao SUS e, por isso, recebem pelos procedimentos, o que não acontece com hospitais municipais. Médicos, enfermeiros, medicamentos, diárias dos profissionais, alimentação, enfim, tudo pago com recursos da prefeitura.
Hoje, são avaliados 25 pacientes quinzenalmente e a cada 30 dias 12 são operados. Em breve o centro cirúrgico será reformado e receberá novos e modernos equipamentos, que, por sinal, já foram licitados, a oferta de serviço aumentará consideravelmente, com a possibilidade de a Secretária de Saúde zerar a fila de espera de pacientes que aguardam, em alguns casos, há mais de um ano por uma intervenção, já que o Estado não disponibiliza com celeridade ao setor de regulamentação municipal a demanda empenhada na Lista Única de agendamento.
 
Prefeito Miller Ferraz em visita aos pacientes operados
O prefeito Miller Ferraz, que também é médico, acompanhou de perto o início do programa e ficou satisfeito com o comprometimento profissional da equipe e a satisfação dos pacientes submetidos. Fez questão de cumprimentar a alguns deles e ouviu todos, palavras de agradecimento por ter resgatado, agora com mais amplitude, o programa de cirurgias no HSP. Desta forma, eles não necessitam mais enfrentar o transtorno de exaustivas viagens para outras cidades, longe de seus familiares e até mesmo acompanhantes para se submeterem a um procedimento cirúrgico que pode ser feito na própria cidade.  

Gerson ferraz, secretário municipal de saúde
O Secretário Municipal de Saúde, Gerson Ferraz, sempre presente aos eventos de saúde, esteve ao lado do prefeito, Miller Ferraz e de toda a equipe médica, sentindo de perto a alegria de pacientes, familiares e demais profissionais do HSP.  Segundo ele, “O prefeito Dr. Miller Ferraz mostra mais uma vez o seu comprometimento com a saúde do município, dentro da máxima de que precisamos cuidar de gente, e cuidar como gostaríamos que fossemos cuidados. Ao resgatar o programa de cirurgias, contratando profissionais altamente qualificados, mostra que não se trata de nenhuma ação política, mas de elevação qualitativa da saúde do município. Os pacientes atendidos têm muito mais comodidade e a tranquilidade de estarem perto de casa e acompanhados pelos familiares.” Enfatizou o secretário, acrescentando que, quando o paciente recebe alta médica do hospital, ele passa continua sendo monitorado e assistido em casa por integrantes da própria equipe cirúrgica, o que contribui para uma melhor recuperação.” Finalizou.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. A administração do blog não publicará comentários ofensivos, depreciativos, apológicos e nem conteúdo racista.