sábado, 16 de junho de 2018

Prefeito de Macarani, Dr.Miller Ferraz, inaugura nova e moderna Unida Básica de Saúde


“Durante um ano e meio mais ou menos as pessoas me perguntavam sobre a inauguração dessa unidade de saúde, talvez pensando que eu estava esperando chegar as eleições para inaugurá-la, e eu sempre respondia que só iria fazer quando, de fato, a obra estivesse concluída, e é isso que estamos fazendo agora. De fato, poderíamos deixar para inaugurar no período eleitoral, mas a nossa causa é maior que a política, a nossa causa é cuidar de gente, é humanizar a saúde e oferecê-la para quem mais precisa.” Com essas palavras o prefeito Dr. Miller Ferraz iniciou o seu discurso no evento inaugural da nova Unidade Básica de Saúde – UBS Ermita Pessoa do Marjorie Parque, extensivo também aos moradores do Santa Elizabete, Antônio Beirão, PSH e Nova Macarani. 
Dr Miller Ferraz, prefeito, discursando na inauguração da nova UBS
A inauguração aconteceu na manhã desta sexta-feira e contou com a presença de profissionais da rede pública de saúde, agentes da administração e a população em geral. Na UBS é possível marcar consultas para as áreas de Clínica Geral, Pediatria e Ginecologia, odontologia, fisioterapia e enfermagem. Em paralelo à prevenção de doenças, atuará em outras frentes primordiais para proteger a saúde dos cidadãos, como fornecer diagnóstico preciso e oferecer tratamento e reabilitação adequados aos pacientes. A nova unidade se equipara à do distrito de Itabai. Sua dimensão estrutural é superior à das demais unidades. Oferece o dobro da capacidade. Por esta característica, foram construídas amplas e modernas salas esterilização, expurgo, consultórios médicos e odontológicos, além de espaço para fisioterapia, estocagem e dispensa de medicamentos, farmácia, sala de atividades coletivas – ACS, sala de procedimentos, cozinha e auditório. 

A unidade conta ainda com amplo espaço na recepção e 4 banheiros, todos acessíveis. A prefeitura investiu R$ 150 mil (cento e cinquenta mil reais) na compra de equipamentos médicos, mobiliário de alto padrão e suplementos, equipamentos de informática, capacitação profissional e demais compostos compatíveis com o padrão de qualidade da casa de saúde. Vale ressaltar que a aquisição desta nova UBS foi em 2012, na gestão do ex-prefeito Antônio Carlos Macêdo de Araújo (Carlinhos), sendo o valor do projeto de R$ 400 mil (quatrocentos mil reais). Ainda na administração Carlinhos, a obra foi construída quase que integralmente, porém, por ter tido seu mandado encurtado, o ex-gestor não teve tempo para concluí-la. O prefeito que o sucedeu chegou a anunciar sua inauguração, mas não o fez. Com o tempo, a obra sofreu desgaste em sua base e coube ao atual prefeito, restaurá-la e dotá-la de infraestrutura suficiente para atender ao povo em suas mais urgentes necessidades. 
A equipe de trabalho será a mesma do antigo PSF com o reforço de outros profissionais, isso devido à ampliação de demandas da nova Unidade Básica de Saúde. Segundo o prefeito Miller Ferraz, o trabalho feito no bairro já é bom, mas agora será melhor ainda, graças ao empenho da equipe que trabalha na localidade, cujo dicionário não possui a palavra eu, mas nós. O povo sentirá isso e comprovará o que foi dito. “Demoramos um pouco para entregar, mas ofertamos à população um posto de saúde impecável.” Garantiu o Dr. Miller. 
O antigo psf do bairro será completamente reformado e adaptado para receber a implantação do Núcleo de Apoio da Saúde da Família – NAFS com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Município, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. 
Gerson Ferraz, secretário de saúde
O Secretário Municipal de Saúde, Gerson Ferraz enfatizou a importância da nova UBS para a comunidade assistida e disse sentir-se honrado em fazer parte do atual grupo administrativo e poder contribuir para a elevação da saúde na cidade. Gerson Ferraz ressaltou o comprometimento do grupo que compõe o núcleo de saúde do município. “Me falaram por que se fosse o prefeito inauguraria a obra no período eleitoral, mas o atual prefeito não se preocupa com eleição, sua preocupação é com o bem estar da população. A prova está aqui à vista de todos. A população da Marjorie Parque cresce a cada dia e merecia que fosse resgatada uma obra que estava parada há muito tempo e, por isso, hoje foi dado mais um passo importante na melhoria da saúde de Macarani. O prefeito é o nosso mentor e sua sensibilidade nos impulsiona a elaborar programas essenciais e procedimentos de alta complexidade com medicamentos, inclusive, para os moradores da zona rural, como iniciamos a fazer, inicialmente no Rio Bonito e na região do Jacaré, mas, tenham certeza, chegaremos em todas as regiões. Nunca se fez tanto pelo município em apenas um ano e cinco meses na área da saúde, isso porque cuidamos de gente; não olhamos cara, mas o problema. Isso é respeito e comprometimento. Todo crédito dessas conquistas é do prefeito que nos dá condições para trabalhar positivamente em benefício dos que merecem.” Vaticinou o secretário. Também fizeram uso da palavra o vereador e enfermeiro, André Ferraz
Vereador e enfermeiro, André Ferraz
e o médico, Jaime Baltazar, um dos ícones da medicina no município, profissional do mais alto gabarito e querido por toda a comunidade.
Dr Jaime Balthazar, médio da unidade
O secretário também fez questão de destacar os trabalhos dos ex-secretários, Thiago Santana e Rosa Damasceno, que iniciaram todo esse processo de transformação da saúde do município e anunciou a implantação, a partir dessa nova unidade, do Atendimento Eletrônico com a informatização da rede para agilizar ainda mais o atendimento ao cidadão.
A nova UBS fica ao lado da empresa de calçados Renata Mello, na ligação dos Bairros Marjorie Parque com o Antônio Beirão e Nova Macarani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. A administração do blog não publicará comentários ofensivos, depreciativos, apológicos e nem conteúdo racista.