segunda-feira, 11 de junho de 2018

Seleção de Macarani confirmada no Campeonato Intermunicipal de Futebol



Macarani volta a participar do Campeonato Intermunicipal de Futebol, após ficar de fora por 10 anos da principal competição de futebol amador da Bahia e um dos mais importantes do País. A ausência da seleção local se deveu a vários fatores, principalmente o financeira, já que os custos não são nada convidativos em tempos de crise financeira que abarca a maioria dos municípios brasileiros, principalmente os de pequeno porte.
O campeonato é amador, mas para se manter uma seleção competitiva voltada a vencer a competição, não se gasta menos que R$ 30 mil (trinta mil reais) mensal. Isso envolve contratações de comissão técnica e jogadores, pagamento de arbitragem, transporte e estadia e manutenção do próprio estádio. Apesar da importância e do que representa para a comunidade esportiva ter a seleção da sua cidade participando do certame, a avaliação custo/benefício faz com que muitos municípios fiquem de fora.
Contudo, graças a um trabalho muito bem articulado entre o prefeito dr. Miller Ferraz com o secretário de esportes, Vivaldo Barbosa e o presidente da Liga Amadorista Desportiva de Macarani – LADM, Beto Meira, este ano Macarani se fará presente no Intermunicipal, não com a ambição inicial de conquistá-lo, mas entendendo a relevância que representa para o município e a influência representativa para jogadores, torcedores e a população em geral. Para isso, alguns critérios financeiros foram adotados para formação do elenco, sem onerar os cofres públicos.
O Campeonato começará no dia somente poderão ser inscritos atletas da categoria amador, obedecendo o limite máximo de 35 (trinta e cinco) inscrições, sendo 20 atletas com idade até 23 anos completados no ano da Competição (nascidos em 1994), 05 atletas com idade até 25 anos completados no ano na competição (nascidos em 1992) e 10 atletas sem limite de idade.
O primeiro passo foi resolver a situação da LADM junto à Federação Bahiana de Futebol, possibilitando a inscrição da seleção e dos jogadores já convocados. Para isso, Beto Meira esteve com o ainda presidente da FBF, Edinaldo Rodrigues, e viabilizou todo o processo legal.
Presidente da LADM com Ednaldo Rodrigues da FBF

A Federação ainda não divulgou a data do início do Intermunicipal, o que deverá ocorrer nos próximos 45 dias.
Enquanto isso não acontece, a seleção de Macarani já iniciou suas atividades. O comando técnico está a cargo de Anilton Paulo (Leleta), que já treinou Macarani em outras oportunidades e conhecedor dos preâmbulos que permeiam a competição, tendo sido, inclusive, campeão. Ao lado dele, Ronaldo Brito (Naldo), como supervisor.
Em relação ao pagamento dos atletas, segundo informou o secretário Vivaldo Barbosa, não haverá salário, mas participação na renda dos jogos. O valor arrecadado será dividido entre os atletas. O mesmo critério é válido para jogadores de fora que queiram atuar por Macarani. Em relação ao treinador, também não haverá problema, já que o mesmo é contratado pela prefeitura para gerir uma escolinha de futebol, segundo foi informado.
O prefeito Dr. Miller Ferraz, destacou a dimensão alcançada com a inclusão da seleção de Macarani no Campeonato Intermunicipal, por movimentar a cidade nos dias de jogos, promover o interesse de jovens pela prática esportiva, além de atender o anseio dos torcedores que acompanham a competição e queriam ver sua seleção em ação. “Obviamente que não seremos irresponsáveis em bancar “boleiros” com altos salários, como se fazia no passado, haja vista, estar a prefeitura passando por sério problema financeiro, fruto da crise que se instalou no País e que se acentua a cada dia. Temos outras responsabilidades das quais não podemos negligenciar, como saúde, educação, educação, desenvolvimento social e pagamento de funcionários e fornecedores e a população entende isso. Entretanto, investir no esporte também faz de uma administração séria e comprometida como a nossa e não me furtarei a contribuir, dentro do possível, para proporcionar aos macaranienses essa aspiração.” Disse o prefeito. 



Share:

0 Comments:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. A administração do blog não publicará comentários ofensivos, depreciativos, apológicos e nem conteúdo racista.

Tecnologia do Blogger.

Dengue mata

Dengue mata

Notícias em destaque

População de Macarani conta com saúde de excelência