domingo, 15 de julho de 2018

Macarani: Equipe do projeto Saúde Mais Perto de Você atendeu comunidade do Tinga neste domingo


A secretária municipal de saúde realizou neste domingo, 15, mais uma etapa do projeto Saúde Mais Perto de Você, criado pela prefeitura para levar saúde ampla e de qualidade para a população de regiões distantes da sede do município, incluindo consultas médicas, testes rápidos para detecção de doenças e exames especializados, incluindo laboratoriais.A região atendida neste domingo foi a do Tinga, comunidade quilombola localizada nas partes mais altas e íngremes do município, localizada no limite territorial de Macarani com o município de Maiquinique. A equipe da saúde, composta por médicos, enfermeiras e técnicos, comandada pelo secretário Gerson Ferraz, iniciou o atendimento às 9 horas da manhã e mais de 200 pessoas receberam algum tipo de procedimento, incluindo imunização vacinal contra vários tipos de doenças.
O atendimento foi realizado na escola da localidade. As salas serviram de ambulatório onde os médicos Guilherme Santos Casimiro, otorrino e Drª Jane Lamar, ginecologista e clínica geral, realizaram os procedimentos clínicos. À exemplo das outras localidades já visitadas, foi grande o número de pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial e glicose alta no sangue, indicativo de diabetes. Também foi ofertado exames preventivos em quase todas as mulheres da localidade. O material coletado é encaminhado para análise laboratorial, e, havendo a necessidade, o paciente terá completo acompanhamento pela secretária de saúde, inclusive com a disponibilidade de veículo.
O prefeito Miller Ferraz esteve presente na localidade e acompanhou de perto o trabalho da equipe. Ele aproveitou para conversar com os moradores e foi saudado pela população. “Este projeto tem a missão de levar saúde às nossas famílias que tanto necessitam. Nossas ações irão continuar intensas neste ano, buscando sempre o melhor para toda população da zona rural”. Assegurou o prefeito.     
Segundo o secretário municipal de saúde, Gerson Ferraz, foi gratificante o encontro com os moradores do Tinga. Ele revelou que a maioria dessas pessoas nunca realizaram uma consulta médica, pela dificuldade de acesso aos centros de saúde, ou por indisponibilidade de transporte, por isso a importância do projeto. “Trata-se de uma iniciativa pioneira e exclusiva de Macarani, esse trabalho que a administração do prefeito Miller Ferraz vem realizado na zona rural, levando saúde de excelência para a população mais distante da nossa realidade. Abraçamos a ideia do prefeito e contamos com uma equipe comprometida em sua execução. Não temos dúvidas de que estamos no caminho certo em levar dignidade para pessoas até então esquecidas, e que necessitam da presença efetiva do governo. Saúde é essencial para preservar a qualidade de vida das pessoas e disso não abrimos mão”, assegurou o secretário, acrescentando que “muitas dessas pessoas sentem algum tipo de transtorno e não sabem, pela complexidade que enfrentam para chegar até o médico. Entendendo a situação, levamos até elas, não apenas o médico, mas todo o necessário para que tenham saúde, inclusive o medicamento. ”
Três localidades já foram atendidas pelo Saúde Mais Perto de Você, desde a implantação do projeto há pouco mais de 2 meses: Rio Bonito, Jacaré e agora, o Tinga. A comunidade assistida agradece à administração municipal, haja vista, nunca ter imaginado que pudesse ser lembrada em suas carências médicas e poder receber consultas e tratamento completo em sua própria localidade, sem a necessidade de deslocamento à sede do município, o que normalmente só ocorria em extrema emergência.














Share:

0 Comments:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. A administração do blog não publicará comentários ofensivos, depreciativos, apológicos e nem conteúdo racista.

Tecnologia do Blogger.

Dengue mata

Dengue mata

Notícias em destaque

População de Macarani conta com saúde de excelência