sábado, 21 de julho de 2018

Secretaria de Saúde de Macarani realizou neste domingo Dia D de vacinação antirrábica em cães e gatos


A Prefeitura de Macarani, por meio do Centro de Epidemiologia Sanitária, realizou neste sábado, 21, o dia “D” da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. O objetivo é a prevenção da raiva nos cães e gatos no município. A vacinação ocorreu na própria secretaria de saúde, onde técnicos e vacinadores, sob a coordenação da enfermeira Thiara Araujo Brito, receberam um grande número de pessoas que levaram seus animais de estimação para receber a imunização.

A população canina no município é flutuante e, por isso, não há um controle preciso de nascimento desses animais, como acontece, por exemplo, com a questão humana, onde a secretaria tem registro preciso de natalidade e mortalidade.  Por isso, a Secretária de Saúde trabalha com base em estatistas levantadas a partir própria cadeia de reprodução desses animais e pelas doenças a que são acometidos, levando-os à morte.   

Com base nos dados de 2017, existem 2.287 cães e 503 felinos na zona urbana do município. Na zona rural e distritos, 579 caninos e 127 gatos. Entretanto, o fluxo pode ser maior, considerando os animais de rua que, por não terem donos ou responsáveis, não são vacinados.

As vacinas são distribuídas gratuitamente e protegem os animais contra a doença, que é fatal. A raiva é uma infecção viral mortal transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados – geralmente por uma mordida, inclusive, a Leishmaniose. Por isso a importância da vacinação nos animais.
A campanha continua até o dia 15 de agosto nos PSF’s, inclusive na zona rural. Amanhã, domingo, os vacinadores estarão nos distritos de Vila Izabel e Itabai. A expectativa da Secretaria de Saúde é bater a meta estabelecida, por isso, conclama a comunidade que tem cachorro ou gato de estimação que não deixe de vaciná-los.
  



Share:

0 Comments:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. A administração do blog não publicará comentários ofensivos, depreciativos, apológicos e nem conteúdo racista.

Tecnologia do Blogger.

Dengue mata

Dengue mata

Notícias em destaque

População de Macarani conta com saúde de excelência